Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Taça de Portugal 16 avos-de-final – Antevisão NS Condeixa vs UA Povoense

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Paulo Silva (Director SCP-Núcleo de Condeixa)

É com orgulho que estamos na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal e logo em ano de estreia. Vamos procurar fazer da recepção ao Povoense uma grande festa, porque, de facto, é disso que se trata a “prova rainha”.
Sabemos da valia do nosso adversário. Disputa o Campeonato Nacional Feminino, está na luta por uma vaga na fase de apuramento do campeão numa Zona Sul muito competitiva, mas vamos fazer o mesmo que temos feito nas eliminatórias anteriores.
Vamos disfrutar do jogo, vamos procurar mostrar a nossa qualidade e o trabalho que tem vindo a ser feito. Convido todos os amantes do futsal a comparecerem no Pavilhão Municipal de Condeixa para assistir ao jogo.
Estou certo que, qualquer que seja o desfecho, vamos dignificar SCP-Núcleo de Condeixa, o município de Condeixa e o distrito de Coimbra.


Fátima Silva (SCP-Núcleo de Condeixa)

O Povoense tem uma boa equipa, com um treinador experiente e boas jogadoras, uma equipa que face a qualidade individual das suas jogadoras, nos vai trazer grandes dificuldades. Vamos encontrar um conjunto motivado e com uma boa organização defensiva e ofensiva. Temos que encontrar soluções, ideias para que possamos conseguir os nossos objetivos. Queremos fazer golos, tentar não sofrer e, tendo noção da diferença de patamares das duas equipas, esperar que a nossa equipa esteja num dia muito positivo.
Vamos fazer o nosso melhor e continuar a sonhar contra a um grande adversário, sabendo que vai ser um jogo muito difícil, mas todos começam 0-0 e, no futsal, tudo é possível.

Queremos estar ao nosso melhor nível e contrariar o Povoense!
Juntos somos fortes e o sonho comanda a vida.


Teresa Cadete


Após eliminarmos três formações que lutam pelo título nos respetivos campeonatos distritais, nomeadamente Nova Morada (Lisboa), CADE (Santarém), e Núcleo de SCP de Castelo Branco, espera-nos agora desafio maior, disputar a 4ª eliminatória contra uma equipa da divisão máxima a nível nacional. O Povoense encontra-se pelo segundo ano no Campeonato Nacional e tem mostrado grande evolução sob o comando do meu amigo de longa data, Manuel Eugénio, bom conhecedor do futsal conimbricense. Nas últimas jornadas, esta equipa alcançou algumas boas vitórias, nomeadamente contra Del Negro, Posto Santo e Golpilheira que atestam o grande valor desta equipa.
O Povoense tem apresentado um futsal bastante consistente, com boa organização, bem rotinado e com várias opções ofensivas, pouco perdulário em transições rápidas e ainda com uma grande agressividade defensiva. A experiência da maioria das suas jogadoras é também sem dúvida uma grande arma que joga contra nós. Estamos a preparar este jogo com afinco e máximo cuidado de forma a tentar contrariar a óbvia superioridade do coletivo adversário. Sabemos que temos um enorme desafio pela frente, mas já demos provas que quando um grupo acredita no que faz e se une focado com um objetivo, consegue proezas fantásticas.
Para abrilhantar mais este momento, seria fazer do factor casa a criação de um ambiente de festa e vibração de apoio à nossa equipa, tornando-o numa verdadeira festa da Taça.
Acima de tudo, parecem estar reunidos todos os ingredientes para tornar este jogo um momento fantástico para a nossa equipa poder com a máxima concentração e entrega dignificar o futsal do nosso distrito.

     Manuel Eugénio (Treinador)

Abordagem à Competição - A Taça de Portugal é uma competição onde nós, União Atlético Povoense, temos enormes ambições.
Como em todas as provas em que estamos presentes, os objectivos da época são melhorar face à época anterior, logo com a Taça de Portugal não é diferente. Penso que todas as equipas que participam nesta competição ambicionam uma chegada ao local das decisões, a Final Four (recorde-se que na época passada ficamos pelo caminho nos quartos de final).
De qualquer forma e apesar da nossa ambição e da teórica superioridade em função das diferentes competições onde estamos inseridos, a Taça é feita de surpresas e para continuarmos em frente teremos de jogar ao nosso melhor nível.
Abordagem ao adversário - No que diz respeito à equipa do Núcleo Sportinguista de Condeixa, é uma equipa formada esta época, mas com várias jogadoras experientes, das quais destaco a Capitã Teresa Cadete "Té" que conheço bem, pois já tive o prazer de trabalhar com ela no União de Coimbra. É uma equipa que apesar de ter sido formada esta época, esta inserida no projecto desportivo, com que mais me identifico no Distrito de Coimbra. Um excelente projecto de formação liderado por pessoas super competentes e já com uma enorme experiência na modalidade, Arlindo Matos, Filipe Tenente, João Oliveira, a própria "Té" capitã das seniores femininas. Outra das pessoas que mais respeito na modalidade, não só pela enorme pessoa e pela grande amizade que nutro por ele mas também pelo trabalho “sombra” que sempre fez na divulgação do futsal no distrito, o meu grande amigo Ricardo Ferreira Santos
Esperamos uma equipa do NSC a criar muitas dificuldades, pois já eliminou equipas nesta competição de algum renome (Nova Morada da AF Lisboa e também o CADE da AF Santarém) e conseguiu-o independentemente das dificuldades. Está por mérito próprio nesta eliminatória da Taça de Portugal e certamente fará de tudo para continuar em frente.

Abordagem à Partida - Esperamos um jogo de muita dificuldade, pois esta equipa do Núcleo Sportinguista de Condeixa, apesar da classificação no campeonato distrital, tem feito na taça de Portugal resultados algo surpreendentes e fará de tudo para dificultar o nosso teórico favoritismo. Esperamos muitas dificuldades e sabemos que para continuarmos em frente temos de estar ao nosso melhor nível.
Desde que soubemos do sorteio temos vindo a analisar alguns jogos do NSC e sabemos perfeitamente o que iremos encontrar. Acredito que o nosso adversário tenha feito uma análise cuidada também da nossa equipa, até porque o Arlindo Matos nos defrontou na época passada por 4 ocasiões (ao serviço do Louriçal). Penso que dentro de campo vão estar duas equipas que se conhecem bem, apesar de nunca se terem defrontado. O União Atlético Povoense virá para este jogo na máxima força e podemos prometer um bom jogo de futsal da nossa parte e com muita vontade de vencer.
Em relação ao ambiente esperamos um pavilhão cheio. Acredito que o futsal feminino de Coimbra carece de jogos ao mais alto nível e por isso, mesmo, acredito que este jogo terá tudo para ser um excelente espectáculo para a divulgação da modalidade.
Para mim pessoalmente é sempre com muito carinho que volto às minhas origens e é com alguma nostalgia que encaro esta partida, pois do outro lado estão pessoas por quem tenho uma enorme amizade, mas logicamente só pensarei nessas amizades no pré e pós jogo. Durante o jogo é "mata mata".
Aproveito por desejar ao ARCA futsal a continuação de um óptimo trabalho na divulgação da modalidade.



Solange Cortez “Sol” (Atleta -> Sub-capitã)


Abordagem à Competição - A Taça de Portugal é um espectáculo muito único, possui um significado tão ou mais importante que um campeonato nacional. Qualquer equipa sonha com a sua conquista e o União Atlético Povoense não é diferente, pese embora tenhamos a perfeita noção da sua elevada exigência e dificuldade. 
Esta competição é sobretudo bonita, por permitir às equipas de diversos campeonatos participarem e com ela também evoluírem e aprenderem. 
As equipas de escalões inferiores têm a oportunidade de mostrar a qualidade jogada nos seus escalões, defrontando e vencendo algumas vezes equipas teoricamente com maior estatuto. Quanto às equipas do escalão nacional, são confrontadas com a pressão de jogos a eliminar perante equipas frequentemente desconhecidas mas bastante matreiras.
Nesta altura da eliminatória já não existem jogos fáceis.

Abordagem ao adversário - Será sempre um enorme erro encarar um adversário com subestima. E é com este pensamento que nos vamos deslocar, no sábado, a Condeixa. 
Esperamos uma equipa organizada e muito lutadora, uma equipa complicada como é tão característico das equipas da zona de Coimbra. Acreditamos no entanto na qualidade do nosso plantel e que se conseguirmos transpor para o jogo o que temos treinado semana após semana  alcançarmos a vitória, que é aliás o nosso objectivo.
Sabemos todavia para isso acontecer teremos de trabalhar mais que o adversário e trabalhar em equipa e com um espírito de entreajuda.

Abordagem à Partida - Independentemente de tudo, desejamos que seja um jogo bem disputado, intenso e com fair-play. Um bom espectáculo de futsal no feminino, com as bancadas repletas de apoio a ambas as equipas, porque é assim que o futsal é bonito e deve ser encarado.

Sem comentários: